EDUCAÇÃO BÁSICA DE OBEDIÊNCIA

Se fizermos uma analogia de cães com crianças, logo conseguiremos visualizar o quão é difícil um cão mal educado.

Assim como as crianças, o cão que cresce sem limites, torna-se um adulto problema, pois a mãe natureza o avisa que ele já é adulto e precisa comandar sua matilha. Diante disso, o cão desenvolve seu caráter com dominância, e como sua matilha acaba sendo sua família, este animal, que antes era um filhote fofinho, passa a ser um cachorrão que toma conta do sofá, sobe nas pessoas, late para todos e as vezes até avança de forma a colocar medo nos membros e amigos da família.

A Educação Básica de Obediência Canina tem como objetivo principal, tornar o cão um ser sociável e educado, com outros cães e com pessoas. Nada mais é do que através do elo de amizade entre cão e dono, fazer com que este amigo fiel se torne um ser sociável que aprenda, desde a andar com seu dono sem arrastá-lo, á sentar e deitar sob comando e principalmente, a melhorar a convivência familiar através deste processo de educação.

O cão aprende através da cognição, percepção e do condicionamento, o conjunto destes três fatores nos passa a sensação do cão ser inteligente. É preciso que o cão reconheça em seu dono o líder amigo nas horas de trabalho e o amigo líder nas horas de brincadeira.

O cão é um animal sedimentável; aos poucos e gradativamente, ele absorve as informações que sempre são repetidas. Repetir uma ação tantas vezes da mesma maneira de forma que a cada vez que se repita esta ação, a faça melhor e mais bem feita faz com que o cão aprenda a executar tarefas.